terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Revista Newsweek: presidente Lula figura entre as 20 pessoas mais influentes do mundo.

Realismo, capacidade de negociação, articulador, visão de resultados: esta é uma síntese de habilidades que se espera de um bom dirigente sindical. A classe média brasileira, os representantes da grande mídia e toda espécie de conservadores nunca souberam disto. Por isto desqualificavam Lula sindicalista, como desprovido de habilidades para o exercício de funções executivas do Estado brasileiro. A classificação da revista americana Newsweek tem valor simbólico. Serve no mínimo para os cientistas sociais e jornalistas descobrirem um pouco mais do processo de formação das lideranças populares no Brasil. Veja a nota publicada pela agência do Estadão:
"O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, figura como a 18ª pessoa mais influente do mundo numa lista elaborada pela revista americana Newsweek para delinear a nova estrutura de poder global. Na edição com data de 5 de Janeiro de 2009, o periódico publica reportagem especial sobre a ascensão de Barack Obama ao posto de pessoa mais influente do mundo e aponta os 49 políticos, grupos e personalidades com mais potencial de destaque durante o mandato do próximo presidente americano.
Ao justificar a escolha de Lula como a 18ª pessoa mais influente do planeta, a Newsweek escreve que, "depois de pegar o Brasil à beira da ruína no início de 2003", o atual presidente hoje governa um país com mais de US$ 200 bilhões em reservas internacionais e com o menor índice de inflação entre os países emergentes. Encabeçada por Barack Obama, a lista da Newsweek conta com o presidente da China, Hu Jintao, em segundo lugar, e o da França, Nicolas Sarkozy, em terceiro."

Nenhum comentário: