segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

GAIA - DELÍRIOS DA VIDA (1)


Em 1991 fui morar em Brasília, para não ocupar qualquer cargo público. A observação é pertinente, porque à época, contava-se nos dedos o número de pessoas que se mudava para Brasília, por livre e espontânea vontade. Pois bem, seguia o ano de 1991 e lá estava eu e família, morando no antro (revisor atenção) do pecado (sic): a famosa Academia de Tênis de Brasília, onde se instalara o governo provisório, do não menos provisório presidente Collor. Em tempo: minha esposa é especialista em hotelaria e turismo e respondeu a um vaga de gerente de eventos na ATB. Conseguiu o emprego e lá fomos. Nesta época conhecí o professor Pierre Weil, que dirigia uma instituição chamada Universidade Holística Internacional de Brasília, mantida pela Fundação Cidade da Paz. A UNIPAZ como era conhecida fora criada pelo Zé Aparecido, quando este foi governador do Distrito Federal. Zé Aparecido tinha participado de um seminário internacinal sobre holísmo e ecologia; ficou tão encantado com as teses da holologia (revisor mantenha a grafia) que decidiu criar a UNIPAZ. Durante toda sua existência a UNIPAZ manteve-se distante do Ministério da Educação, para garantir um curriculo sem patrulhas.
Também nesta época Pierre Weil procurava um profissional para coordenar programas de desenvolvimento organizacional holísticos em instituições públicas e privadas. Fui contratado. Fiz a Formação Holística de Base durante 2 anos e conhecí pessoalmente Fritjof Capra. De macaco de auditório passei para a militância.
Foi aí que passei a entender porque o planeta terra é um sistema vivo e que já andava muito mal humorado com a insistência do capitalismo corroer suas entranhas. A hipótese Gaia, que postula ser a terra um sistema vivo, auto-regulador, possui seus fundamentos bem desenvolvidos neste livro (acima) do Capra. Trata-se de leitura obrigatória para quem pretende manter algum grau de sanidade. Nos próximos meses irei trabalhar neste BLOG as teses do TEIA DA VIDA com programas de tecnologia social e desenvolvimento local.



Nenhum comentário: