quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ESPECIAL CAROS AMIGOS


Minha amiga Yolanda esteve percorrendo e fotografando a América Latina. Yolanda, como eu, somos professores de filosofia. Como tal aprendemos a distinguir o senso comum do senso crítico. Sabemos que um fato, por mais que pareça verdadeira, pode ser inteiramente falso. Por isto Yolanda não se rende às interpretações (não aos fatos)da grande mídia sobre o que acontece em diversos paises latino-americamos. Seu depoimento está na revista Caros Amigos. Confira um pequeno resumo deste número:


"É fato que o colosso do norte trata a América Latina como seu quintal desde que se tornou potência. Ainda mantém bases militares ao sul de suas fronteiras e, a partir de suas embaixadas, espalha intrigas, conspirações, espionagem, atentados, golpes de Estado. Mas esse panorama vem mudando de uma década para cá.
Impensável seria, mesmo no início deste século 21, que uma Bolívia expulsasse o embaixador americano, ainda que tivesse provas, como as tinha, de que articulava um golpe contra o presidente. Duplamente impensável que a Bolívia, até ontem dividindo com o Paraguai o posto de país mais desprezível aos olhos de Tio Sam, logo a seguir expulsaria igualmente a DEA, agência antidrogas americana, na verdade fachada para mais um antro de ingerência nos nossos negócios.
A América Latina está viva, como mostra esse número especial de Caros Amigos. E por sobre a efervescência que anima seus povos paira, mais vivo que nunca, o espírito de Che.
Bolívia, Chile, El Salvador, Paraguai, Venezuela, enfim, traçamos neste especial um panorama atual de “Nuestra América”.

Nenhum comentário: