quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Reflexões de sala de aula: contribuições de Heidegger em um monografia.

Temas para debate, na elaboração de uma monografia: a) o sujeito ativo e a noção de heurístico, b) a afirmação de Heidegger de que a filosofia deve ser uma arqueologia do pensamento. c) Com efeito, ao estudar um pensador, não se trata de descrever literalmente as suas idéias de modo indicado por ele, mas ir além do que ele mesmo pensava. Qual será o destino da filosofia a partir desta observação? d) Uma monografia de filosofia deveria ser elaborada segundo as indicações de Heidegger?
O tema proposto para debate encontra-se no âmbito da unidade que trata das “Diretrizes para a elaboração de Monografia” e é nesta perspectiva que iremos comentá-lo.Desta forma observamos que a primeira parte da proposta do Fórum fala de postura (sujeito ativo) e de um método de trabalho (a heurística) no processo da investigação científica. Na seqüência, o professor Stefan, autor do tema do debate, propõe a verificação de uma relação entre os dois pontos mencionados (postura e método do pesquisador) com, o que supomos ser, a firmação de um filósofo existencialista e fenomenologista, Martin Heidegger, quanto ser a filosofia uma arqueologia do pensamento.
Finalmente o professor Stefan pergunta se “uma monografia de filosofia deveria ser elaborada segunda as indicações de Heidegger?”, o que supomos tratar-se de uma indagação sobre a consistência do seu pensamento (ou de parte dele) na definição da base teórica/ conceitual e da metodologia da investigação científica que alimentaria uma determinada monografia.
Como vemos a proposta do Fórum aponta para muitas direções. Lendo os comentários dos demais colegas isto nos pareceu ainda mais evidente.
Desta forma escolhemos comentar a base conceitual de Heidegger para a investigação filosófica. Não sabemos (não temos elementos para) dizer se uma monografia deveria (grifo nosso) ser elaborada segundo as indicações de Heidegger. Mas podemos citar pelo menos uma obra de grande importância, que é a criação da nova ciência da cognição conforme exposto em artigo de Gilbert Cardoso Bouver (Bouyer, Gilbert Cardoso -2006 -. A “Nova” Ciência da Cognição e a Fenomenologia: conexões e emergências no pensamento de Francisco Varela. Ciências & Cognição; Ano 03, Vol 07. Disponível em www.cienciasecognicao.org).
No preâmbulo do artigo já fica indicada a importância da contribuição de Heidegger:
“Neste trabalho, indicar-se-á que a nova ciência da cognição, termo cunhado por Francisco Varela, demonstrou os limites da representação no fenômeno do conhecer, numa interessante consonância com os postulados ontológicos sobre o “si” da “cadeia de pensamento” formada por Nietzsche , Heidegger , Merleau-Ponty e Foucault”
Com esta citação pretendemos reafirmar que não apenas uma monografia (mas toda uma nova ciência, com seus postulados filosóficos) pode ser construída no âmbito do pensamento de Heidegger.

Nenhum comentário: