quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Curso de Especialização em Autogestão Cooperativa

Recentemente eu comentei sobre a importância da Economia Solidária formar os seus gestores. Neste modo de produção peculiar existe um sujeito que é a figura central deste processo, conhecido como sócio-trabalhador. Trata-se de uma identidade também peculiar. Não é um sócio, no sentido capitalista, não é um trabalhador (assim consideradas todas as formas de vínculo e oferta da força de trabalho como mercadoria), mas alguém que se auto-gere coletivamente. Existe uma grande simplificação de conceitos aqui, mas permite introduzir e reforçar a noção de que existe um saber e um fazer muito distinto do que se ensina nas Faculdades de Administração.
Egeu Gómez Esteves, um fraterno amigo, está na vanguarda das pesquisas dos processos de Augestão Cooperativa. Ele coordena um curso nesta área. Para quem se interessar aqui vão algumas informações:
1 - Modalidade: Presencial com tutoria on-line
2 - Carga Horária: 360 horas
3 - Período e Periodicidade: 18 meses - aos sábados, semanalmente
4 - Público-alvo: Gestores e demais sócios-trabalhadores (cooperados) de empresas autogeridas; Técnicos, assessores e dirigentes de instituições do movimento da Economia Solidária; Pesquisadores da área ou estudiosos interessados no tema
5 -Disciplinas:
Autogestão, cooperativismo e economia solidária
Autogestão, desafios e possibilidades
Direito cooperativo
Gestão de cooperativas
Contabilidade para cooperativas
Gestão socioambiental de empresas e cooperativas
Gestão da produção e da qualidade
Tecnologia e Economia Solidária
Trabalho e saúde
Metodologia de investigação científica
6 - Trata-se de um curso de especialização que se desenvolve com as seguintes parcerias:

VERSO Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Consultoria
Iniciativa e administração do curso (contratação dos professores e demais envolvidos etc.).
UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul
Coordenação acadêmica, diplomação e infra-estrutura do curso (salas de aula, laboratórios, biblioteca, sistema de e-learning e equipamentos audiovisuais).
ABPES – Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária
Indicação do corpo docente do curso.
UNISOL BRASIL – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários
Divulgação do curso aos sócios-trabalhadores das cooperativas autogeridas filiadas.

Justificativa:

As empresas solidárias bem sucedidas se apóiam em formas de gestão compatíveis com a eficiência e com a competência necessárias para a viabilidade econômica e para a democracia, fundamentalmente no que diz respeito à participação efetiva e transparente dos trabalhadores nos processos decisórios. O principal desafio dessas empresas está em desenvolver mecanismos de gestão que, a um só tempo, reforcem a competência e a eficiência do empreendimento e permitam que os trabalhadores que o compõem participem efetivamente nos rumos e na organização do negócio. Tudo isso de forma estratégica, aliando as expectativas pessoais às coletivas como forma de aumentar o comprometimento recíproco e sem cair num democratismo que possa engessar os processos decisórios e diminuir a eficiência do empreendimento.

Para maiores detalhes acesse o seguinte endereço: http://www.versocoop.org/

Nenhum comentário: