sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"ISTO É" TENTA DESVIAR ATENÇÃO DO MENSALAÇÃO DO DEM E DO AZEREDO (MG)

Nesta semana este Blog repercutiu a nota a seguir:

A juíza Neide da Silva Martins, titular da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, recebeu parcialmente a denúncia para que os acusados do caso que ficou conhecido como "mensalão mineiro" respondam pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais


Depois de ter feito esta divulgação causou estranheza a ausência de qualquer nova informação sobre o processo em questão, que no ano passado somava mais de 60 volumes. Enquanto isto a chamada grande imprensa continuava a divulgar os acontecimentos envolvendo os escandalosos atos de corrupção que tomou conta das esferas mais altas da administração do Distrito Federal.
Hoje, dia 26 de fevereiro, o processo contra Arruda recebeu o seguinte destaque:

A Comissão Especial da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou por unanimidade o parecer favorável ao impeachment contra o governador afastado e preso, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM). A votação da comissão ocorreu logo depois da leitura do parecer preparado pelo relator, deputado Chico Leite (PT). Aberto o processo contra Arruda, será o plenário que dará a palavra final pelo impeachment ou não do governador licenciado em votação na terça-feira.


Vale lembrar que a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e o vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, também do PSDB enfrentam denúncia de prática de corrupção. No meio deste clima a revista Isto É, conhecida por suas matérias encomendadas, lança nesta semana com matéria de capa, uma suposta reportagem sobre o suposto envolvimento do PT no esquema de corrupção, conhecido como mensalão. Diz a matéria em sua abertura:

O processo que investiga o Mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal (STF) tem 69 mil páginas. São 147 volumes e 173 apensos. Entre os documentos, há 50 depoimentos inéditos colhidos pela Justiça Federal em todo o País ao longo de 2008 e 2009, laudos sigilosos da Polícia Federal, relatórios reservados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), pareceres da Receita Federal e outras representações criminais que tramitam sob segredo de Justiça em vários Estados. O calhamaço faz a mais ampla e fiel radiografia do maior esquema de corrupção do País. Tudo isso, até hoje, estava sob sigilo de Justiça. Agora não mais. ISTOÉ teve acesso a todos esses documentos

Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/53580_O+ROTEIRO+FINAL+DO+MENSALAO+PARTE+1?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

FICAM AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1 - Se o processo seguia em segredo de justiça porque apenas a revista Isto É teve acesso a estes documentos? Qual o processo de liberação a informação? Qual a autoridade que pode fazer isto?
2 - O processo relata investigações e apuração de provas. Ele constitui um documento preliminar a qualquer julgamento. Ou seja, nenhum juiz emitiu apreciação sobre os supostos fatos relatados. Porque Isto É dá um tom de verdade ao que ainda está ou será julgado.
3 - O que é texto do processo e o que é ilação da revista?
4 - Porque "Isto É" desprezou uma matéria tão imporatnte como a aceitação por uma Juiza do processo contra o senador Azeredo, de Minas Gerais.
5 - O que a foto do presidente Lula posta na repostagem tem a ver com a própria matéria, além de insinuar um constrangimento do presidente? A foto além de estar fora de contexto, foi maquiada ( o que é crime) dando um ar sombrio ao próprio presidente.

Dirigentes e militantes do PT que tenham se envolvido em qualquer ato de corrupção precisam ser investigados e punidos por suas práticas. Todavia não parece ser um sentimento de justiça que anima a revista Isto É, sim de puro revanchismo. Nossa democracia irá superar mais estes golpes contra a própria democracia. Enquanto isto este Blog irá publicar, todos os dias, até que tenham respostas, a perguntas acima elencadas.

Frederico Drummond
professor de filosofia

Nenhum comentário: