segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"Estaca Zero" e "Piquetes"

Estaca Zero era o nome de uma coluna semanal, que o meu avô, jornalista Nho Quim Drummond (falecido) mantinha em um jornal, da cidade mineira de Sete Lagoas. Nho Quim tinha dois lados singulares: era um polemista político, sempre cobrando que os projetos municipais saissem da Estaca Zero. Sobreu muita represália por isto. Mas tinha um lado conservador (meio udenista) que proclamava a prioridade dos atos morais segundo a visão da tradicional familia mineira. Mais tarde Nho Quim criou uma coluna chamada Piquetes. Registros rápidos de fatos ocorridos na cidade. Abro neste Blog um espaço com esta identificação: PIQUETES.

1 - O vice-presidente José Alencar afirmou nesta segunda-feira que o crescimento da ministra Dilma Rousseff nas pesquisas é fruto do desejo da população pela continuidade do atual governo. Pesquisa do instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostrou nesta segunda-feira que a ministra-chefe da Casa Civil subiu 6,1 pontos percentuais nas intenções de voto, para 27,8 por cento, se aproximando do líder, o governador paulista, José Serra (PSDB), que teve uma variação positiva para 33,2 por cento.

2 - Líderes do MST são soltos - Os três militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) presos em Imbituba, no Sul do Estado, foram soltos no sábado. Os advogados conseguiram um habeas-corpus do Tribunal de Justiça (TJ) de Santa Catarina. A presidente da Associação Comunitária Rural de Imbituba, Marlene Borges, que estava no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, foi a primeira a deixar a prisão, por volta das 19h. Grávida de três meses, ela disse que foi presa por motivos políticos e que agora pretende descansar.

3 - Envolvido na Operação Transparência e denunciado pelo Ministério Público Estadual por corrupção passiva, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional, o vice governador de Santa Catarina Leonel Pavan ficou desgastado politicamente e precisou adiar sua posse. Agora, depois de encaminhar carta à Assembleia Legislativa para que os 40 deputados autorizem o Tribunal de Justiça a avaliar a denúncia, Pavan sente-se em condições políticas de assumir o governo. A conversa entre o governador e o vice deve ocorrer, hoje ou amanhã, para acertarem os detalhes da transmissão do cargo

Nenhum comentário: