quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A questão ambiental é mais importante que o desenvolvimento econômico é a opinião de 64% dos brasileiros.

A preservação ambiental é fundamental, ainda que prejudique um pouco o crescimento econômico do Brasil. Esta é a opinião de 64% da população, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em dezembro de 2009, a pedido da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O estudo teve o objetivo de medir e analisar o conhecimento, o interesse e as opiniões dos brasileiros sobre questões ambientais.

Segundo os resultados, a população está interessada (61%) e preocupada (60%) com questões relacionadas ao meio ambiente. A maior parte (78%) dos entrevistados considera-se razoavelmente informada sobre o aquecimento global e julga ser o homem o principal responsável pelo fenômeno climático (75%), devido ao aumento da emissão de gases na atmosfera, à poluição e ao desmatamento.

Para 69% da população, o aquecimento global é um problema imediato, que deve ser combatido por todos, embora 50% entendam que o maior responsável pelo aquecimento global seja o conjunto dos países ricos.

Entre os principais hábitos que a população brasileira afirma já estar adotando para combater o fenômeno estão a economia de água (59% declaram economizar água como forma de reduzir o aquecimento global), de energia (50%) e adesão à coleta seletiva de lixo (41%).

Finalmente, avaliando a ação governamental no tema, 68% da população entende que o governo Lula trata com muita ou alguma importância o tema da água e do meio ambiente.

Sobre a pesquisa
Período: A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2009.
Amostra: Foram realizadas 2.002 entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais em 143 municípios do país.

Margem de erro: É de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: IBOPE Inteligência

Nenhum comentário: