quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Polícia do Serra tenta criminalizar movimentos populares.

Enquanto a rede Globo teima em dar apenas uma versão dos fatos quanto fala do embate Cutrale X MST, este Blog manifesta sua solidariedade aos movimentos populares e repercute outra versão do conflito. Nos últimos 10 dias a GLOBO sistematicamente pauta matérias com uma clara visão de minar a popularidade do presidente Lula. A GLOBO mais uma vez arma suas conspirações contra um governo constitucional. Tenta confundir a opinião pública. Divulga a idéia, juntamente com o Estadão (jornal Estado de São Paulo) de que o Programa Nacional de Direitos Humanos constitui "um ambicioso plano para a implantação de um regime autoritário no Brasil, patrocinado pelo Presidente Lula. A Globo e o Estadão confundem a opinião pública quando misturam a situação da Bolívia com a de Honduras.
Enfim a direita destila seu veneno quando sente que está perdendo terreno. A recente crise do capitalismo mostrou isto. Com um agravante: ninguém consegue apostar no desenho futuro que emerge da China. Mas vale o alerta: uma tentativa golpista de direita está em curso. Quem tem ouvidos de ouvir, que ouça.


Vamos por partes:

1. Joaquim Nabuco, O Abolicionista, dizia que a Abolição da Escravatura era indissociável da democratização do solo pátrio. Monarquistas e republicanos não lhe deram ouvidos e assim legitimou-se a concentração de terras brasileiras nas mãos de poucos.

2. - o Brasil é o país com a maior concentração da propriedade da terra do mundo. Menos de 15 mil latifundiários detêm fazendas acima de 2,5 mil hectares e possuem 98 milhões de hectares. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. (Censo 2006)

3. - há uma lei de Reforma Agrária para corrigir essa distorção histórica. No entanto, as leis a favor do povo somente funcionam com pressão popular. O MST pressiona por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. A Constituição Federal estabelece também que devem ser desapropriadas propriedades que estão abaixo da produtividade, não respeitam o ambiente, não respeitam os direitos trabalhistas e são usadas para contrabando ou cultivo de drogas.

4. o laranjal da Cutrale, que foi invadido pelo MST, localiza-se no centro-oeste do estado de São Paulo, entre os municípios de Iaras, Borebi, Agudos, Lençóis Paulistas e Águas de Santa Bárbara, é irregular, uma ocupação do patrimônio público por parte da “família Cutrale”.

5. Milhares de processos estão travados na justiça emperrando as desapropriações para fins de reforma agrária e deixando sem solução os crimes do latifúndio e de sua pistolagem - entre eles o da Cutrale.

6. a fazenda de 2.400 hectares da Cutrale situa-se numa área de 50 mil hectares – a área destruída pelo MST foi de 2 hectares.

7. Os inimigos da Reforma Agrária querem transformar os episódios que aconteceram na fazenda grilada pela Cutrale para criminalizar o MST, os movimentos sociais, impedir a Reforma Agrária e proteger os interesses do agronegócio e dos que controlam a terra.

E sempre é bom lembrar:

antes da Abolição, a rebeldia dos escravos (que lutavam e fugiam) escandalizava a sociedade, mas o açoite neles não.

Mais informações:
Cutrale no Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cutrale
Cutrale Oficial - http://www.cutrale.com.br/cutraleHome/
MST Oficial - http://www.mst.org.br/
MST no Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mst
Incra de SP diz que fazenda da Cutrale está em área da União
Escândalos invisíveis - Osvaldo Russo
Esclarecimentos do MST sobre últimos episódios
Cutrale usa terras griladas em São Paulo
MST e laranjas


Fonte: http://talodabrabera.blogspot.com/2009/10/mst-versus-cutrale-alguns-fatos.html

Nenhum comentário: