sábado, 30 de janeiro de 2010

Igreja Católica critica forma como ocorreram as prisões de dirigentes do MST

Através da sua Pastoral da Terra a Igreja Católica criticou a forma como ocorreram as prisões de dirigentes do MST. Em nota divulga a Pastral manifesta seu estranhamento ante a disparidade como o presidente do STF, Gilmar Mendes se manifestou na prisão do banqueiro Daniel Dantas e a ausência de um pronunciamento agora, na arbritrária prisão de Miguel Serpa do MST. Veja os principais pontos da nota da Pastoral:

A CPT (Comissão Pastoral da Terra) criticou, em nota divulgada nesta sexta-feira, as "autoridades do Judiciário" por elas não terem se manifestado sobre a "espetacularização" da prisão de sem-terra envolvidos na invasão, em 2009, de uma fazenda da Cutrale, em Iaras (SP).

A CPT, braço agrário da Igreja Católica, diz que esse tratamento difere do dado às prisões feitas durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, em 2008, quando o banqueiro Daniel Dantas foi algemado.

À época, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse que esse tipo de tratamento expunha excessivamente os presos. A Corte acabou limitando o uso de algemas a casos "excepcionais".

"A imagem de Miguel Serpa [líder do MST] algemado foi estampada nos jornais e veiculada nos noticiários dos canais de televisão brasileiros", diz o texto. "Onde estão o presidente do STF, Gilmar Mendes, e os demais ministros do Supremo e os políticos tão ciosos da preservação da dignidade humana? Por acaso se ouviu da parte deles a condenação do abuso da ação policial na prisão dos trabalhadores?", questiona a CPT.

"O que é mais grave, a destruição de alguns pés de laranja ou o assalto aos cofres públicos? Na interpretação das mais altas autoridades do Judiciário, quem desvia recursos públicos, quem se locupleta com os bens da nação, merece um tratamento cuidadoso, pois sua dignidade não pode ser arranhada", afirma a nota.

Ao final da tarde de hoje, a reportagem não conseguiu localizar Mendes para comentar o texto


Fonte:Agência Folha

Nenhum comentário: