quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lula conquista prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conquistou o "Prêmio Estadista Global", do Fórum Econômico Mundial. Ele vai receber a premiação no próximo dia 29, em Davos (Suíça). É a primeira vez que esse prêmio é entregue nas 40 edições do fórum.

Segundo a assessora do encontro, Lucy Jay-Kennedy, a honraria irá premiar os líderes políticos que usam o seu mandato para aperfeiçoar o estado do mundo.

O ex-secretário da ONU (Organizações das Nações Unidas), Kofi Annan, irá entregar o prêmio ao presidente Lula às 11h30 (8h30 de Brasília) do dia 29 de janeiro. Depois do prêmio, Lula fará um discurso em painel que discute o Brasil.

Para o presidente-executivo do Fórum Econômico, Klaus Schwab, "o presidente do Brasil demonstrou um verdadeiro comprometimento com todos os setores da sociedade".

"Esse comprometimento tem sido de mão e mão integrando crescimento econômico e justiça social. O presidente Lula é um modelo a ser seguido pela liderança global", afirmou Klaus Schwab, em nota.

Neste ano, o fórum terá o tema "repensar, reformular, reconstruir". É esperada a presença de mais de 2.500 líderes de 90 países. "A cooperação multilateral global está no cerne da missão do fórum, para melhorar o estado do mundo", afirma Schwab, que também é fundador do encontro.

Haiti

Segundo a organização do encontro, o futuro do Haiti será uma das principais pautas. "Temos esperança de que podemos apresentar um grande esforço comum para a comunidade mundial mostrando a verdadeira cidadania corporativa global em Davos", diz Schwab.

Mais de 30 chefes de Estado e de governo estarão presentes, segundo a organização. Entre eles, estará o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que fará o discurso de abertura.

Outros prêmios

Esse não é o primeiro prêmio internacional de Lula, que reflete o bom momento da imagem do presidente e do Brasil no exterior. No dia 24 de dezembro, o jornal "Le Monde" escolheu o presidente Lula como "Homem do Ano" de 2009. O prêmio foi criado no ano passado pelo jornal francês, que elogiou o brasileiro por dar uma nova imagem à América Latina. "Aos olhos de todos, [Lula] encarna o renascimento [...] de um gigante", afirmou o jornal.

O prêmio, explica o jornal, é resultado também da bem sucedida campanha de Lula para transformar o Brasil em ator internacional. "Diplomacia, comércio, energia, clima, imigração, espaço, droga: tudo o interessa e lhe diz respeito", disse o artigo, assinado por Jean Pierre Langellier, correspondente do jornal no Rio de Janeiro.

Também em dezembro, o jornal espanhol "El País" concedeu a Lula o prêmio de "personagem ibero-americano de 2009". O presidente ainda foi colocado pelo "Financial Times" na lista das 50 personalidades que moldaram a década de 2000. A Lula foi a única pessoa da América Latina a aparecer na lista.

Em maio, Lula recebeu um elogio público do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que durante um encontro do G-20 afirmou que "ele é o cara".


Fonte:
DANIEL RONCAGLIA
colaboração para a Folha Online

Nenhum comentário: