segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Antropologia Filosófica em um debate acadêmico. Confira:

Assunto: 24/09/2008 - Fórum I
Postada por: JUAN ANTONIO ACHA (100278)

Fórum I –Sempre interessou ao homem saber quem ele é. Você considera que a pergunta “Quem é o homem?”, que impulsiona o estudo da Antropologia Filosófica equivale ou é sinônimo da pergunta: “Que é o homem?”, que motiva o estudo das ciências positivas? Você consegue explicar qual é o lugar ou função da Antropologia Filosófica.



Assunto: 25/09/2008 - E se toda antropologia por filosófica?
Postada por: FREDERICO OZANAM DRUMMOND (1007653)

"Ou seja, a antropologia filosófica é uma antropologia da essência e não das características humanas” Tenho dificuldade de aceitar esta definição. Falar de uma antropologia da essência, não distancia o sentido mesmo da antropologia como estudo da cultura humana, incluindo sua dimensão ontológica, no se fazer humano por suas regras, símbolos, tabus, relações com os pares e com a natureza ? O "Ser" humanos se processa na ruptura fundamental entre estes entes e a natureza: esta ruptura conquanto simbólica é também metafísica. O ser humano é um ser cultura.
Um fraternal abraço


Assunto: 26/09/2008 - congregando...
Postada por: WALQUIRIA TERCIA SIQUEIRA (1006295)

Caro Companheiro Drumond, congrego do seu pensar, não vejo uma divisão da antropologia, esta objetiva o homem como um todo o seu princípio, histórico,social, cultural e cognitivo.Diferente das demais ciências específicas, como a psicologia, o que concebo é que há um embasamento filosófico nas interpretações antropológicas.Wal


Assunto: 27/09/2008 - Fred...
Postada por: IEDA DO CARMO PICON (1013436)

O que fazer então?

Assunto: 02/10/2008 - Prosseguir... Ieda
Postada por: FREDERICO OZANAM DRUMMOND (1007653)

Olá Ieda,
Postei um comentário abaixo para Fernando. É uma pequena síntese do que entendo por este debate.
Mas qualquer tentativa de uma resposta conclusiva neste momento pode ser apressada.


Assunto: 28/09/2008 - Natureza e cultura
Postada por: FERNANDO DONIZETE FERREIRA (1007362)

Frederico, penso que falar da essência do homem não o distancia da cultura, pois não podemos imaginar a manifestação cultural como algo impensado ou absolutamente espontâneo.
A manifestação cultural é tudo aquilo que o homem adquire ou produz com o uso de suas faculdades, ou seja, tudo aquilo que através da ciência e da técnica de alguma maneira ele tira da natureza; enquanto aquela ação representa o produto de uma coletividade.
Portanto, se não houver um conhecimento por parte daquela comunidade que produz a cultura de quem eles são, e se não houver uma reflexão acerca do que querem transmitir com suas manifestações, estas não farão sentido.
Abraço.


Assunto: 02/10/2008 - De fato Fernando, porém...
Postada por: FREDERICO OZANAM DRUMMOND (1007653)

Então Fernando, o que estou dizendo é que a cultura humana (que se processa na história humana) é a natureza fundamental de sua essência. Desta forma porque falar de uma antropologia filosófica e não de uma metafísica antropológica? Desta forma estarei introduzindo uma reflexão de natureza ontológica no estudo da cultura humana.
O que te parece?


Assunto: 03/10/2008 - Metafísica Antropológica
Postada por: DEBORAH MARIA APARECIDA RAMOS GUELFI PERRONE (1005901)

Gostei!!!
Mas então, o que é mesmo Antropologia Filosófica?
Abs

Assunto: 04/10/2008 - O que te parece?
Postada por: LAURA RIZZI RANCOLETA (1012721)

Estou invadindo a pergunta do Fernando, o que parece?
Uma loucura Drumond....
vários conceitos complexos para se pensar:
cultura, natureza, essência, antropologia filosófica, metafísica antropológica, ontologia, cultura humana. Será que você apenas não inverte o percurso do conhecimento e do raciocínio? talvez chegaremos ao mesmo destino....


Assunto: 06/10/2008 - Minhas suspeitas...
Postada por: FREDERICO OZANAM DRUMMOND (1007653)

Laura,

1 - Theilhard Chardin, antropólogo, paleontólogo, teólogo, filósofo entre outras áreas de domínio, embora não citado em nossa apostila, constitui o que considero um dos mais importantes pensadores que refletem sob estas dimensões do humano: como filum, como cultura e co-criador divino do universo. Para Chardin a Consciência constitui o estofo de toda a criação. Ele foi considerado por alguns como Panteista, por atribuir esta dimensão do Ser como atributo essencial da vida. A consciência reflexa constitui o ponto de auto observação do Universo em sua evolução. Talvez por este caminho possamos fazer uma filosofia da cultura humana, que é também um domínio da metafísica.

2 - Mas a impressão que tenho é de que o conhecimento chamado de Antropologia Filosófica constitui um caminho privilegiado do pensamento cristão, que em alguns momentos confunde-se com a própria teologia.


Assunto: 04/10/2008 - A antropologia ela é filosófica, histórica....
Postada por: LAURA RIZZI RANCOLETA (1012721)

Então Drummond, toda antropologia é filosófica, mas entendo que enquanto filosófica, ela reflete sobre a compreensão do homem num dado momento histórico.
Então, por exemplo, o homem foi objeto de estudo na idade média: partindo de pressupostos filosóficos daquela época, ao repensarmos seus paradigmas - pois temos o distanciamento do tempo a nosso favor - temos uma amplificação das idéias do que é o homem, não temos a visão de um pensador, mas de vários, temos o contexto, etc.
Deste modo,acho importante distinguir a idéia "filosófica" corrente (como filosofia ser uma prática reflexiva ampla); do conceito de reflexão do homem que pensa sobre o que ele foi historicamente (passado), e o que ele é (presente).
No entanto, não podemos desconsiderar que ele também não é só histórico. Ele é um ser ontológico, ele busca compreender os próprios mecanismos de seu ser.Neste sentido, também pode refletir sobre as características humanas também, mas não somente.
Além de ontológico a antropologia filosófica também é metafísica, pois invade o mundo das possibilidades: e se o meu ser for um engodo? se a realidade que julgo "real" não passar de uma fantasia? se o que entendo e reconheço como atributos do homem não passarem de fantasias de minha mente?
A antropologia filosófica amplifica o conceito de homem em sua totalidade: ela pergunta - o que é o homem? (essência)- quem é o homem (abarcando outras dimensões), qual é o sentido da existência?


Assunto: 06/10/2008 - A antropologia
Postada por: JOSE CRISTOVAM MOREIRA DE SANTANA (1006860)

Frederico. De modo geral "antropologia" designa o conjunto, das ciências humanas, procurando abranger o fenômeno humano o mais globalmente possível, no conjunto das manifestações. Toda ciência é de certo modo antropologia. Não há ciência pelo homem que não seja ciência do homem, reveladora do homem. Fazer ciência é um certo modo de ser homem.
Um abraço,


Assunto: 06/10/2008 - O que é o ser cultural? Em que ele difere do ser natural?
Postada por: FREDERICO OZANAM DRUMMOND (1007653)

Prezado Cristovam,

Você é sempre muito elegante em suas reflexões. E, em geral, eu assino em baixo. Todavia, minha dúvida persiste. Vejamos:
Em que pese todas as classificações que existem para a Antropologia, hoje, o estudo desta ciência desenvolveu-se como o estudo da cultura humana e que, de forma, muito elementar, está ligada a sua estrutura simbólica: os tabus, laços de parentesco, produção artística, etc. Mas na sua origem a Antropologia teve mesmo dificuldade em definir seu objeto de investigação. Ela às vezes se confunde com a etnografia, com a paleontologia, com o estudo da evolução filo-genético dos seres humanos. Mas ainda assim veja a antropologia com sua especificidade: o estudo da cultura humana, como o fazer humano (sistema de trocas simbólicas).
Se vamos incorporar a filosofia a este domínio qual será nossa pergunta fundamental? Por exemplo: o que é isto que chamamos cultura humana, qual a essência desta cultura, qual seu traçado fenomenológico? O que é o ser cultural? Em que ele difere do ser natural? Estas seriam questões para uma antropologia filosófica. Gostaria de ouvir sua opinião, mesmo que seja no próximo fórum ou na lista.

Um forte abraço


Assunto: 06/10/2008 - Humus x Anthropos
Postada por: JOSE CRISTOVAM MOREIRA DE SANTANA (1006860)

Frederico. Aqui é apena uma reflexão pessoal. Costuma-se atribuir á palavra homem duas origens. A primeira do grego ânthropos - que significa rosto de varão -, por oposição à palavra homem enquanto o indivíduo masculino, da espécie humana, e quer dizer: que tem valor, virtude e qualidade. Nessa concepção, homem distinguiu-se dos demais seres. A segunda, do latin humus, que significa terra. A Antropologia Cultural: diz que o homem é possuidor e criador da cultura, interessando-se pelas idéias, pelas manifestações artísticas revelados no conhecimento a cerca das habilidades, das técnicas, das normas de comportamento e do modo de ser de cada comunidade; A Antropologia Filosófica: procura refletir sobre a concepção do homem das diferentes períodos da história da comunidade e nas diversas filosofias. Aqui está uma possibilidade.
Um abraço,
Pe. Cristovam

Nenhum comentário: