quinta-feira, 21 de julho de 2011

Depois de 80 dias paralizados, professores do Rio Grande do Norte recebem proposta do governo estadual.

O texto abaixo foi postado na edição "on line" do jornal Diário de Natal - Rio Grande do Norte. A notícia informa que depois de uma paralização de 80 dias, o educadores do estado receberam um proposta do governo e devem retornar as aulas em agosto. Confira:

Greve dos professores estaduais é suspensa
Professores do Rio Grande do Norte devem voltar as atividades ainda hoje. A categoria decidiu encerrar a greve que já durava 80 dias, no final da tarde de ontem, após reunião de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) com o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, e a secretária adjunta de Educação do RN, Adriana Diniz.

A categoria recebeu do governo do estado um documento reiterando as propostas apresentadas anteriormente. Entre elas a de que a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria será iniciada imediatamente e a de o governo se compromete a cumprir o pio nacional do magistério em 2012. Os professores realizaram assembleia na Escola Estadual Winston Churchill, na Cidade Alta.
Segundo o coordenador do Sinte-RN, José Teixeira, a categoria quis mostrar ao governo que não pretendia continuar em queda de braço. "Suspendemos a greve e vamos dar um crédito de confiança ao governo que garantiu iniciar a revisão do plano de cargos da categoria ainda hoje", disse.
Sobre os dias paralisados, o coordenador do Sinte explicou que a categoria vai se reunir com a comunidade escolar para definir a melhor forma de repor as aulas aos mais de 300 mil alunos da rede estadual de educação. "Vamos discutir com as escolas a melhor maneira de pagar os 56 dias letivos em que estivemos em greve", afirmou. O secretário Anselmo Carvalho comentou que o governo garante a revisão do plano, juntamente com uma comissão de representantes dos professores, estabelecendo inclusive, um cronograma.

  Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2011/07/21/ultimasnot1_0.php


Em MG os educadores passaram a questionar porque  o governo do estado de MG, estado com maior capacidade financeira, continua a se recusando cumprir a Lei do Piso Mínimo. Os educadores consideram que o exemplo do Rio Grande do Norte deve ser seguido, mantendo a paralização da categoria, se esta é a única forma de sensibilizar as autoridades responsáveis pela educação.   

Nenhum comentário: