segunda-feira, 1 de junho de 2009

Teoria do Conhecimento e abordagem espírita do real

Qual, efetivamente, a pergunta fundamental que deixamos de fazer?

Quem teve oportunidade de conhecer o Centro de Apoio ao Paciente de Câncer, CAPC, localizado ao sul da ilha de Florianópolis, não tem como deixar de se perguntar: porque a ciência convencional deixa de examinar as hipóteses espíritas sobre os fundamentamentos daquilo que chamamos de "real". Ou como se diz em filosofia, o fundamento do Ser, indepentemente do que se entende por esta realidade.
Visitei pelo menos três vezes o CAPC. Trata-se de um hospital que desenvolve sua terapeutica como o que é conhecido como medicina vibracional e tendo como enfoque fenomenológico a visão espírita do real.

Em seu site - http://www.nenossolar.com.br -o CAPC assim assim descreve sua filosofia:

“A alegria é a prerrogativa da alma alimentada pelo amor”.
Essa é a filosofia do Centro de Apoio, que, aliando conhecimentos biológicos, psicológicos e espirituais, cuida das pessoas com câncer ajudando-as a conseguirem a paz e a harmonia necessárias para a recuperação do seu estado de saúde e da sua qualidade de vida. Por isso, o Centro de Apoio ensina que, mesmo estando doente, é possível retomar ao equilíbrio emocional e espiritual. Portanto, o paciente deve aprender a entender a mensagem do seu corpo e perceber que é preciso muito mais que o tratamento médico. O Centro de Apoio acredita que a atenção dispensada em forma de cuidado valorize o ser humano resgatando a sua identidade e fazendo com que as pessoas recuperem o propósito de lutar pela vida. Os conhecimentos necessários para isso, em nível biológico, psicológico a espiritual, são aplicados através de diversas terapias energéticas, complementares ao tratamento médico. O objetivo dessas terapias é fazer com que o paciente retorne ao estado de bem estar e de equilíbrio. Dessa forma, ele terá um estado vibratório energético favorável à ação dos medicamentos e dos tratamentos clínicos. O paciente aprende a descobrir suas potencialidades de cura, suas possibilidades e seus direitos como cliente. É um retorno ao seu processo interior, potencializado através da energia do amor universal e incondicional, do processo de fé em seu próprio poder pessoal. É o desenvolvimento daquilo que ele tem de melhor, da fé e da esperança necessárias para propiciar que a natureza possa, desta forma, contribuir para a harmonização e para o equilíbrio necessário ao retomo do seu estado de saúde e de qualidade de vida".

Na foto abaixo o prédio onde funciona o CAPC.




Vale a pena conferir o site desta instituição e voltar a se perguntar: como filosofia e teoria do conhecimento o que deixamos de nos perguntar?

Nenhum comentário: