quinta-feira, 18 de março de 2010

UMA AGENDA DE AÇÃO LOCAL PARA SETE LAGOAS, MG

O texto abaixo foi publicado por este blog, anteriormente, para atender os questionamentos de alguns conterrâneos meus, da cidade de Sete Lagoas, MG. Estou voltando agora ao assunto por um motivo básico. Recentemente firmei uma parceria com a empresa Socioambiental, sediada também em Sete Lagoas e tendo como titulares os meus irmãos, o professor e doutor Murilo e a administradora Tereza Cristina. Esta parceria foi formada através da empresa Theia Viva - Tecnologia Social, que tem sua sede em São Paulo e que passou a atuar a partir de março, em Minas Gerais. São muitos os desafios. A inclusão socioambiental, o fomento à tecnologia social, as inúmeras experiências nacionais e internacionais no campo da economia solidária, a pesquisa dos ecossistemas locais constituem alguns elementos da agenda que pretendemos conduzir. No momento vou deixar esta reflexão abaixo, pontuando uma metodologia simples, mas que abre muitos espaço para o significado da Ação Local.

As recentes preocupações com a ecologia mostraram-nos o quanto estamos próximo de uma liquidação do nosso planeta. O estágio que alcançou o capitalismo, reforçando o conceito de exploração literalmente de tudo, lembra-nos a lição da própria dialética: a reação à todo tipo de exploração é a nova síntese que se constrói mundialmente. Existe uma pedagogia para esta reação: a ecologia não é algo exterior nem aos indivíduos, nem às suas organizações e à sociedade.
Assim se constrói a busca de um diagnóstico para o que chamaremos de
a) Ecologia interior;
b) Ecologia social e
c) Ecologia ambiental.
O valor que permeia este diagnóstico é a compaixão e ação a solidariedade. O espaço da ação é o nosso espaço; o locus do nosso cotidiano. Onde moramos, onde aprendemos e principalmente, como ensinamos e como aprendemos. Ninguém pode se dá ao luxo do pessimismo e se ausentar desta tarefa. A pedagogia da Ecologia Interior ou Pessoal envolve desde as práticas religiosas, como exercícios de equilíbrio do tipo da yoga, restauração de práticas de revitalização da família, dos amigos e todos os laços afetivos. Na Ecologia Social o grande desafio é a construção da Economia e da Vida Solidária e todo modelo educacional voltado para este desenvolvimento e ações políticas, através de grupos de pressão, sindicatos, partidos políticos, etc. Na Ecologia Ambiental a ação pode volta-se para o estudo da biodiversidade, das tecnologias genéticas e no âmbito mais cotidiano para pressões que busquem estancar o consumo do planeta Terra. As ações de reciclagem, a pesquisa da biomassa como fonte de energia, a pressão pelo uso do transporte não predador, são apenas alguns exemplos de ações a serem desenvolvidas. Os partidos de esquerda terão que se defrontar com tais desafios e serem capazes de incorporar as novas demandas, que formulada no FMS podem sintetizar o espaço de uma nova esperança: um outro mundo é possível.

Nenhum comentário: