terça-feira, 30 de março de 2010

PORQUE SETE LAGOAS TEM TOLERADO TANTA AGRESSÃO AO SEU MEIO AMBIENTE?

O texto abaixo foi publicado no site http://www.setelagoas.com.br/. A oportunidade é excelente para a cidade aprofundar suas reflexões sobre aspectos tão graves como a deterioração continuada das condições ambientais no município. No passado era recorrente ouvirmos que uma elite conservadora, ligada à produção do ferro-gusa impedia que este debate alcançasse sua necessária dimensão republicana. Não falamos mais de qualquer tipo de conflitos paroquiais. Falamos da opção pela vida. Falamos da ecologia profunda, no sentido mais explícito declamado por Fritjof Kapra. Recentemente vi um artigo muito interessante de uma educadora ambiental. São suas as seguintes palavras:
"Diante de um tempo onde o capitalismo prevalece como sistema político-ideológico vitorioso, após a Primeira e Segunda Guerra Mundial, passando a disputa de dominação entre as potências soviética e americana, durante a finada guerra fria, tem-se nos movimentos ambientalistas uma ideologia para um mundo de mais prosperidade, contrapondo o capitalismo selvagem. A cada dia nos parece mais óbvio que se não cuidarmos do planeta a vida dos seres humanos poderá entrar em colapso. Problemas como mudanças climáticas, aquecimento global e desmatamento ganham visibilidade a todo o momento e é perceptível que os problemas ambientais não se restringem a determinado estado, país ou classe social, são questões que não possuem fronteiras, ou seja, todo o planeta acaba sendo afetado."(fonte:http://www.revistaea.org).

Isto reforça as nossas teses, diariamente debatida na Universidade Federal do Paraná: estamos tratando de um problema técnico, mas antes de mais nada de um problema político, de feições fortemente ideológicas. Este Blog continua presente neste debate porque este é o fundamento da TEIA DA VIDA.


Sete Lagoas atrai seminário da Indústria Verde

O Governo de Minas por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; o Centro Universitário de Sete Lagoas - Unifemm, a Associação Mineira de Silvicultura; o Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais e a Câmara da Indústria de Base Florestal – Fiemg, promovem o seminário Bases Bioenergéticas para uma Indústria Verde: o APL de Carvão Vegetal e Biomassa como mecanismo de integração dos setores público e privado para uso de fontes renováveis de energia nas indústrias de ferro-gusa, ferroligas, cimento e cerâmica, entre os dias 5 e 7 de abril no Centro Universitário de Sete Lagoas (MG).

O seminário é gratuito e aberto ao público. Durante todo o evento, uma programação extensa levará aos participantes uma gama de informação sobre temas que visam ao desenvolvimento de fontes renováveis de energia para as indústrias de ferro-gusa, ferroligas, cimento e cerâmica. Serão apresentados painéis técnicos com os temas Carbonização e Bioenergia; Gaseificação e co-geração energética e palestras, além da Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico na produção de carvão vegetal de florestas plantadas coordenada pela professora Angélica de Cássia Oliveira Carneiro, da Universidade Federal de Viçosa – UFV em parceria com a UFLA, UFMG, Cnpf, Ufvjm e Esalq/USP. No final do evento, os participantes farão uma visita técnica à ArcelorMittal BioEnergia, em Martinho Campos.
Para a solenidade de abertura, que acontece na noite do dia 5, na universidade, os secretários Alberto Portugal, da Sectes; Gilman Viana, da Seapa; e Sérgio Barroso, da Sede; estarão presentes. O objetivo do seminário é mobilizar o setor privado, as instituições de ensino e pesquisa e o governo para a estruturação do Arranjo Produtivo Local – APL de Carvão Vegetal e Biomassa.
“Essa é uma oportunidade de mostrar ao nosso público o que está sendo feito no setor do carvão vegetal. Temos o APL Carvão Vegetal e Biomassa, na Região Central do Estado, onde se concentram indústrias de ferro-gusa e ferroligas, de cimento e de cerâmica, que constituem grande parte da demanda por essas fontes de energia em Minas Gerais”, destaca o coordenador do Programa de Energia do Governo de Minas, Marcelo Franco, da Sectes. Na oportunidade, ele apresentará o Projeto Estruturador APL de Biocombustíveis, com destaque para APL de Carvão Vegetal e Biomassa em apoio às indústrias de ferro-gusa, ferroligas, cimento e cerâmica.


Assessoria de Comunicação e Marketing
Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM
(31) 2106-2134

Nenhum comentário: