sábado, 14 de fevereiro de 2009

O Paragma Holográfico e Outros Paradoxos

Este é nome de um livro, editado pela Cultrix e que se identifica como "uma investigação nas fronteiras da ciência". É uma coletânea reunindo autores como Ken Wilber, Karl Pribram, David Bohn, Frijof Capra, Stabley Krippner e Renée Weber. Dificilmente um estudante de filosofia da consciência poderá não considerar as contribuições destes cientistas e sábios se pretende avançar na investigação destes campos do conhecimento. Para quem pretende fazer uma biblioteca inicial sobre estas investigações, além do livro acima citado recomendo: A Totalidade e a Ordem Implicada, de David Bonhn, Além do Ego (Dimensões Transpessoais em Psicologia) e diversos autores, Um Deus Social, de Ken Wilber, A Mente Holotrópica, de Stanislav Grov e todas as as traduções dos livros de Capra.

"Os físicos - diz Capra - exploram os níveis da matéria; os místicos exploram o nível da mente. O que eles têm em comum em suas explorações é que esses níveis, em ambos os casos, situam-se além da percepção sensorial ordinária."

De Marilyam Ferguson destamos as seguintes observações:
"A superteoria holográfica afirma que nossos cérebros constroem a realidade concreta interpretando frequências vindas de uma dimensão que transcende o tempo e o espaço. O cérebro é um holograma que interpreta um universo holográfico"

Nós convidamos os demais amigos professores de filosofia a avançarem conosco nestas exlorações.

Nenhum comentário: