domingo, 6 de dezembro de 2009

Desafio para Evo Morales: Neoliberalismo ou radicalizar a Democracia.

O presidente da Bolívia e candidato à reeleição, Evo Morales, disse neste domingo que os bolivianos que forem às urnas hoje decidirão se estão "com a mudança" ou se voltam ao neoliberalismo, que, destacou, não trouxe nenhum benefício ao país.

Morales fez esta afirmação após votar em uma escola do município Villa 14 de Septiembre, localizado na região do Chapare (Cochabamba, centro).

"O povo hoje tem direito a decidir conscientemente se continua se aprofundando na democracia ou se retorna ao neoliberalismo, se está com a mudança ou se está com o neoliberalismo. É isso que o povo boliviano decidirá com seu voto", disse Morales à imprensa.

O governante, que chegou ao colégio por volta das 8h45 (10h45 de Brasília), acompanhado da filha Eva Liz e de alguns líderes sindicais, foi aplaudido pelos eleitores presentes no local.

Morales se disse otimista em relação às eleições gerais, mas preferiu não "cantar vitória" antes do tempo, uma vez que o resultado da disputa entre os oito candidatos à Presidência "está nas mãos do povo".

O presidente também pediu ao povo que participe ativamente da eleição, à qual se referiu como "histórica", já que acontece sob a primeira Constituição boliviana aprovada por um referendo.

Em seguida, o chefe de Estado destacou que, também pela primeira vez, os indígenas poderão escolher diretamente seus representantes na futura Assembleia Legislativa Plurinacional.

Morales deve voltar a La Paz nas próximas horas. A partir das 17h (19h de Brasília), ele receberá ministros e líderes de setores sociais na residência presidencial. Antes das 23h (1h de Brasília), fará um pronunciamento sobre o resultado das eleições.
fonte:site PT

Nenhum comentário: