terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Agricultura Familiar é mais eficaz do que agronegócio.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou que a Reforma Agrária deve ser vista como um importante passo na produção de alimentos e no combate à fome. “Para o Brasil, quanto mais Reforma Agrária, melhor”, disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro. Ele destacou que a agricultura familiar ocupa mais trabalhadores se comparada ao agronegócio – 15 contra um. Além disso, acrescentou, é 89% mais produtiva e gera R$ 677 por hectare ao ano. Já a agricultura em grande escala gera R$ 378 por hectare ao ano.

“Está faltando a gente continuar. O governo Lula fez 59% de tudo o que foi feito de reforma agrária na história do país, foram 45 milhões de hectares de terra e a gente tem que continuar. Temos que nos preocupar menos com a quantidade de famílias assentadas e mais com a qualidade”, disse Cassel. O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, destacou que mais de 80% da população brasileira vivem nas cidades e disse que, para que o país tenha mais conquistas na reforma agrária, é preciso avançar no que chamou de “reforma humana”.

“Defendemos o direito de propriedade, o mercado normatizado pelo Estado, queremos empreendedores, mas o direito de propriedade deve estar subordinado às exigências superiores do direito à vida, da dignidade humana. Não se admite mais a pessoa ter terra para fins especulativos. Na área rural, precisamos produzir alimentos e, na área urbana, precisamos de casas.”

fonte:http://www.cptnac.com.br/?system=news&action=read&id=3510&eid=8

Nenhum comentário: