quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TRECHO DA ENTREVISTA COM IGNACY SACHS, UM ECOSSOCIOECONOMISTA.

Carta Verde - O senhor distingue desenvolvimento de crescimento econômico. Poderia falar um pouco mais sobre isso?

Ignacy Sachs - Desenvolvimento é um conceito relacionado a critérios sociais e ambientais. Eles andam juntos em busca da viabilidade econômica. Existe a condicionalidade ecologia, que requer o uso do intelecto para organizar as decisões de maneira a fazer bom uso dos recursos naturais. Rotas reais de desenvolvimento trazem resultados sociais positivos e não se traduzem por resultados ambientais profundamente negativos. Rotas de crescimento econômico, que são destruidoras do meio ambiente e levam a desigualdades sociais cada vez mais avassaladoras, não podem ser chamadas de desenvolvimento. Trata-se, no melhor dos casos, de um mau desenvolvimento.

Carta Verde - É possível acreditar na implantação de uma economia de baixo carbono num mundo que gira em torno do petróleo e de toda sua cadeia produtiva?

Ignacy Sachs - Construir uma economia de baixo carbono é construir uma estratégia de saída progressiva do petróleo, tarefa que vai levar décadas e que também não deve subestimar o poder de fogo das forças conservadoras no Brasil e no mundo. A biocivilização ainda está sendo inventada e requer planejamento a partir de agora. Os geólogos nos dizem que estamos nos aproximando do pico do petróleo. Quando ele se tornar mais raro e sua extração mais difícil, os preços altos vão nos empurrar para a busca de soluções mais viáveis. O problema é que, nos últimos 30 anos de contrarreforma neoliberal, perdemos a capacidade de pensar a longo prazo. Estamos atrelados ao imediatismo, pretendendo que o mercado regule tudo. O mercado é míope e insensível às questões social e ambiental. Então precisamos reintroduzir o hábito de planejar para fazer a transição para a economia de baixo carbono.

Fonte:http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-paradigma-do-futuro/

Um comentário:

Renato de Mei Romero disse...

Muito boa a entrevista, parabéns pela divulgação