domingo, 29 de novembro de 2009

UM GAMBÁ EM MEU JARDIM.


Em abril deste ano eu já estava me instalando em uma casa na região da Cachoeira do Bom Jesus, no norte da ilha de Florianópolis. O local fica entre praias conhecidas como Canasvieiras, Ingleses, Jurerê entre outras. Cachoeira é uma praia que tem dependência de muitos serviços urbanos disponível em Canasveiras. Desta forma nos últimos 8 meses pelo menos umas três vezes por semana eu faço o percurso entre estas duas praias. Para quem não conhece a região vai aqui algumas dicas:
O nome Cachoeira do Bom Jesus deriva do Morro do Bom Jesus, onde existe uma cachoeira. Situada ao lado da Praia de Canasvieiras,apresenta as mesmas características naturais: mar de águas calmas e quentes. Tem boa infraestrutura, apresenta bons hotéis, pousadas casas e apartamentos para aluguel de temporada. Só que é mais sossegada do que sua vizinha; muito bom lugar para quem procura tranqüilidade para viver ou em férias, longe da agitação da cidade. Dista 30km do centro de Florianópolis. Como chegar de carro: segue-se a SC-401 até o Trevo de Canasvieiras, onde, na rotatória, se entra à direita e se segue no sentido de Ponta das Canas e Praia Brava,(há indicações).
Nos últimos 30 dias me surpreendi com uma extraordinária movimentação de tratores, na região do Sapiens Parque. Fiquei ainda mais surpreso quando vi as máquinas demolindo árvores, para a ampliação da estrada que liga Canasvieiras a Cachoeira do Bom Jesus. Logo fiquei sabendo que se tratava da movimentação para a construção da pista internacional do novo kartodromo de Florianópolis. E com data marcada para inauguração; seria em novembro de 2009. No momento em que escrevo este texto já está em sua fase final o Desafio Internacional da Estrelas, com a presença de 25 dos maiores pilotos do automobilismo internacional.
O desafio marcou estréia da nova pista da Arena Sapiens Parque, de 1.207 metros e que foi projetada pelo piloto Lucas Di Grassi, também presente na competição, com sugestões de Massa e Schumacher.
Intrigado com a intervenção desta obra no meio ambiente eu fiz uma breve pesquisa e logo encontrei na internet informações sobre a expedição da licença ambiental para a obra. Conversei com uma colega de pós-graduação da UFPA, onde realizamos especialização em Economia e Negócios Ambientais. Segundo esta colega a emissão de Licenças Ambientais em Florianópolis tem sido algo “meio complicado”. Como complicado? Não consegui entender a explicação. Mas no entendimento desta colega faltava maior rigor na emissão das licenças. Conversei também com um conhecido, dirigente de importante construtora de Floripa e ele preferiu comentar os benefícios da obra: serão, disse ele, 30 mil novos empregos diretos para o norte da ilha. A notícia é muito boa, mas não responde minha pergunta sobre o meio ambiente. Ontem à noite, mais ou menos as 23 horas, vi que minha cadela, a Pretinha, que temos em casa latia muito, de forma pouco usual. Insisti com a Pretinha para que ela fosse dormir. Nada, ela se mantinha sentada e vigilante em um ponto do jardim, próximo a um pequeno arbusto de palmas. Ela olhava para mim e olhava para o arbusto. Intrigado, resolvi ir até o local. Qual não foi minha surpresa a me deparar com um pequeno animal silvestre, do tamanho de um pequeno gato, peludo e com um focinho que lembrava um pequeno gambá. Para salvar o pequeno animal da intenção caçadora da minha cadela consegui recolhê-la com uma tela de limpeza de piscina e solte-ia numa mata próxima. Uma experiência inusitada para um paulistano recém chegado a esta Ilha de Magias. Mas fiquei com a pergunta: para onde os animais silvestres e insetos das matas abatidas no Sapiens Parque estavam indo? Enquanto faço esta pergunta a televisão começa a transmitir as emoções do torneio “Desafios das Estrelas”. Por onde estará circulando o pequeno gambá?

Nenhum comentário: