segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O HOLOCAUSTO DE GAIA?

"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo"

Países ricos consideram fora da realidade acordo climático
Agência Brasil

Líderes políticos da Ásia, da Europa e dos Estados Unidos consideraram fora da realidade a hipótese de assinatura de um acordo internacional sobre mudanças climáticas em Copenhague (Dinamarca). O anúncio foi feito nese domingo (15/11), em Cingapura, pelo conselheiro da delegação norte-americana, Mike Froman. As informações são da agência portuguesa Lusa.

Ontem, o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, reuniu-se com 19 líderes de nações que fazem parte da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), além do presidente norte-americano, Barack Obama, e do presidente chinês, Hu Jintao.

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - marcada para dezembro em Copenhague -, os 192 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) devem chegar a um consenso sobre o novo acordo global para complementar o Protocolo de Kyoto pós-2012.

A negociação - que está travada - visa a ampliar metas obrigatórias para os países ricos, incluir os Estados Unidos no regime de controle de emissões de gases de efeito estufa e definir compromissos mais efetivos para grandes emissores em desenvolvimento, como o Brasil, a China e a Índia.

Lula espera avanços em princípios básicos

Ao comentar a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (16/11) que espera avanços, pelo menos, no que chamou de “princípios básicos” sobre a questão climática. “Para que a gente consiga diminuir os gases de efeito estufa”, disse.

No programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula destacou a meta brasileira de reduzir as emissões em 36,1% a 38,9% até 2020 e lembrou que parte dessa redução vai resultar da queda do desmatamento na Amazônia.

O presidente também citou como estratégias para conter a emissão de gases a preservação do Cerrado brasileiro, o uso do carvão vegetal em vez do mineral e os investimentos em hidrelétricas e não mais em termelétricas movidas a óleo diesel. “Isso será uma contribuição extraordinária que o Brasil estará dando para o mundo”, disse.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) se reúne nesta segunda para debater a participação do Brasil na conferência - rmarcada para dezembro em Copenhague (Dinamarca).

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: