terça-feira, 20 de janeiro de 2009

OBAMA E MST: DOIS REGISTRO PARA A HISTÓRIA

1 - "Barack Hussein Obama, de 47 anos, filho de um negro do Quênia com uma branca do Kansas, toma posse nesta terça-feira como o 44º presidente dos Estados Unidos. Obama chegou à presidência após uma extraordinária e organizada campanha de dois anos, derrotando o republicano John McCain e fazendo história ao se tornar o primeiro negro a ser eleito presidente do país.
O juramento do primeiro negro na presidência americana será no Capitólio, construído por escravos (assim como a Casa Branca). Do outro lado do National Mall, sentado no seu memorial, está Abraham Lincoln, o presidente que acabou com a escravidão em 1863 Das escadas do memorial, Martin Luther King fez o seu discurso "I have a dream", em 1963. Obama, que tinha acabado de fazer dois anos na ocasião, tomará posse no dia seguinte ao feriado que celebra o nascimento de Martin Luther King. A história e a geografia convergem em Washington".(Fonte: Ultimo Segundo - IG e Folha Online - Uol)


2 - MST comemora 25 anos de criação com promessa de novas pautas

A defesa do petróleo e uma relação mais intensa com os movimentos sociais urbanos estão na pauta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para os próximos anos. A organização está comemorando este ano os 25 anos de fundação.

De acordo com um dos coordenadores nacional, João Paulo Rodrigues, o MST continua na sua luta pela reforma agrária, mas passará a defender outras bandeiras. "Vamos fazer o que for necessário para defender o petróleo e a camada pré-sal. Temos o direito de opinar sobre o petróleo", disse, durante entrevista coletiva à imprensa em São Paulo.

O embrião do que viria ser o MST surgiu em 1979, quando trabalhadores rurais sem terra ocuparam áreas da Fazenda Sarandi, no Rio Grande do Sul. Essas áreas se transformariam no acampamento Encruzilhada Natalino. Em 1984, trabalhadores que participaram dessas ocupações e de outras, como a Fazenda Anoni, criaram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, durante o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores Sem Terra, em Cascavel (PR).

Rodrigues informou que nenhuma autoridade do governo foi convidada para os eventos comemorativos. "a ocasião é para celebração da reforma agrária e os números do atual governo não têm nada para comemorar", afirmou. De acordo com os dados do MST, no primeiro governo do presidente Lula foram assentadas 192.257 famílias.

O coordenador também falou da postura política do MST em relação ao atual governo. Segundo Rodrigues, a organização não é oposição e nem da base de apoio, “mantemos a nossa independência política”. E afirmou: "Lula é nosso amigo, mas também é amigo dos nossos inimigos, os ruralistas e usineiros". (Fonte: Agência Brasil)

2 comentários:

Deborah Perrone disse...

Companheiro Drummond...cheguei...
Vc disse "Que venham as turbas"
Uma já chegou. A outra..bem...espero que a Laura se apresente logo para me salvar rsrsr
Acabou seu sossego!!!!

Frederico Drummond disse...

Minha amiga Deborah,

Que bom que acabou o sossego. Já não aguentava mais a "quase" férias prolongada.

Seja bem vinda.

Em tempo: meu compromisso com a democracia - dou destaque a todos os comentários, concordando ou não com eles.