sexta-feira, 2 de julho de 2010

Falta de rigor do Datafolha mascara resultados de pesquisa.

O Datafolha anunicou ontem resultado de pesquisa indicando empate entre Dilma e Serra, condidatos a presidência da república. Esta pesquisa mostra tendência diversa de outros institutos que indicavam clara vantagem de Dilma. Mas a metodolgia do Datafolha tem sérios problemas. Confira:

Problema 1: a amostra é URBANA, não vai ao RURAL
A amostra por fluxo de ponto (fluxo de pessoas nas ruas) somente vai ao URBANO (85% do país), não vai ao RURAL (15% do país), onde Lula e Dilma Rousseff apresentam percentuais ainda maiores de aprovação. Não há cruzamentos das intenções de voto por URBANO e RURAL.
REGIÃO DO PAÍS
NATUREZA DO MUNICÍPIO
Sudeste
Sul
Nordeste
Norte/ Centro oeste
Capital+Região Metropolitana">
Interior

www.datafolha.com.br
Problema 2: amostra telefônica
A amostra coletada equivale a uma AMOSTRA TELEFÔNICA do país. Na entrevista coleta-se, necessariamente, o nome e o telefone do entrevistado para checagem. Os últimos dados do IBGE mostram que somente 44,4% dos domicílios têm telefone fixo, e somente 75,5% dos domicílios têm usuários de celular. É uma amostra dos mais ricos.
PNAD 2008 / IBGE
DOMICÍLIOS NO PAÍS
Domicílios /Telefone fixo convencional
44,4%
Domicílios / Telefone celular, existência
75,5%
www.ibge.gov.br
Problema 3: a amostra tem a ESCOLARIDADE errada
A amostra é somente calculada para SEXO e IDADE, com desvios na ESCOLARIDADE coletada. Na última pesquisa, o ENSINO FUNDAMENTAL aparece com 47,6%, enquanto pelos dados do IBGE é de 55,2%. A amostra privilegia o voto de maior escolaridade.

ENSINO FUNDAMENTAL
Pesquisa Datafolha 15 e 16/04/2010
45,4%
Pesquisa Datafolha 20 e 21/05/2010
47,6%
PNAD 2008 / IBGE
55,2%
www.datafolha.com.br
www.ibge.gov.br
Problema 4: nomes dos candidatos são apresentados sem os partidos
Os nomes dos candidatos aparecem sem os nomes dos partidos. Como Dilma Rousseff é menos conhecida como a candidata de Lula e do PT, a pesquisa induz os resultados para José Serra, diminuindo as intenções de voto em Dilma Rousseff.

www.datafolha.com.br
www.tse.gov.br

Nenhum comentário: