sábado, 4 de julho de 2009

A indústria cultural, segundo ADORNO

A indústria cultural, segundo ADORNO (1978), é um instrumento de opressão que camufla as contradições do capitalismo apontadas por MARX (1989). Portanto, sua função é homogeneizar e estimular o indivíduo à produção. O termo indústria cultural foi apresentado por ADORNO; HORKHEIMER (1985) para distinguir a cultura popular e a cultura de massa. A formulação do conceito foi decorrente de uma reflexão sobre a cultura industrializada durante o período do nazismo. ADORNO; HORKHEIMER (1985) conceberia o conceito sob o impacto da ascensão nazista na Alemanha, onde todos os ramos da indústria cultural eram totalmente dirigidos para a estruturação daquele regime. Ao se refugiar Estados Unidos,ADORNO depara-se com uma indústria cultural enrustida, onde o objetivo maior era a camuflagem das contradições sociais e produtivas do capitalismo. O papel da indústria do entretenimento norte-americana possuía, segundo ADORNO (1978), características semelhantes ao da Alemanha do período do nazismo. Na depressão da década de 1930, o cinema, setor que foi exaustivamente explorado pela ideologia dominante, teve e têm como função, planificar os sentidos, desviando as atenções da população de suas condições. (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p. 149)

Um comentário:

Anônimo disse...

eu achei legal