terça-feira, 17 de agosto de 2010

ONU promove debate para tentar conter a desertificação mundial que atinge 1 bilhão de pessoas

Embora o texto de Renata Giraldi, da Agência Brasil não faça referência ao papel da Agricultura Familiar no combate à desertificação, cada vez mais, nós técnicos em meio ambiente, podemos afirmar isto. A Agricultura Familiar deve figurar na agenda da ONU para o debate do tema em questão.Por: Renata Giraldi, da Agência BrasilPublicado em 16/08/2010, 15:16

Última atualização às 15:16

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou nesta segunda-feira (16), em Fortaleza, a Campanha da Década dos Desertos e da Desertificação. O objetivo é atrair a atenção e a sensibilidade das autoridades e da população em defesa de medidas de proteção e gestão adequada das regiões atingidas pela seca. A degradação da terra ameaça a subsistência de mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. As informações são das Nações Unidas.

Os principais problemas são causados pela degradação contínua do solo devido às mudanças climáticas, à exploração agrícola desenfreada e à má gestão dos recursos hídricos.

De acordo com especialistas, este conjunto de dificuldades provoca ameaça para a segurança alimentar e pode levar à fome das comunidades afetadas, além de gerar a degradação de solo produtivo. No início desta década, houve um apelo das Nações Unidas para que os países intensificassem os esforços para cuidar desse recurso.

Nenhum comentário: