segunda-feira, 17 de maio de 2010

CNT/Sensus confirma, em pesquisa, o avanço de Dilma.

Levantamento CNT/Sensus, divulgado hoje, confirmou a tendência de crescimento da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Se o primeiro turno fosse agora, ela teria 35,7% das preferências, vencendo José Serra (33,2%), Marina Silva (7,3%) e José Maria Eymael (1,1%).

Em janeiro, na edição passada da pesquisa, José Serra estava na frente da pré-candidata do PT, com 40,7%. Dilma Rousseff recebeu, naquele mês, 28,5% das intenções. Se a eleição de outubro para presidente da República fosse decidida em segundo turno entre Dilma e Serra, a petista venceria por 41,8% a 40,5%. Na pesquisa realizada em janeiro, Serra estava na frente com 44%. Dilma recebeu, na época, 37,1% da preferência.

Caso a disputa no segundo turno fosse entre Dilma e Marina, a petista ganharia com 51%, deixando Marina com 21%. Esta foi a primeira vez que a pesquisa simulou esta hipótese de segundo turno.

Dilma também aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea, com 19,8%. Neste tipo de pesquisa, os entrevistados apontam quem eles pretendem votar na eleição de outubro, sem que o entrevistador apresente nomes. Esta é a primeira vez que Dilma fica na frente do presidente Lula na pesquisa espontânea de intenção de voto.

Na espontânea, Serra fica em segundo lugar com 14,4%. Marina Silva (PV), Ciro Gomes (PSB), Geraldo Alckmin (PSDB) e Aécio Neves (PSDB) foram citados por menos de 1% dos entrevistados. Na última pesquisa espontânea, em fevereiro, Dilma foi apontada por 9,5% dos entrevistados. O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) estava com 9,3% e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), com 1,6%.

Nenhum comentário: