quarta-feira, 25 de março de 2009

COLAÇÃO DE GRAU: UM RITO DE PASSAGEM



A colação de grau em um curso de Licenciatura em Filosofia constitui um rito de grande signficado pessoal. Nosso paraninfo, o professor Ricardo Benedicthus, colocou de uma forma muito lúcida em sua fala aos formandos, quando perguntou: afinal, para que serve filosofia, um saber de mais de 25 séculos de história. A resposta estará dentro do espírito de cada um de nós. E,provavelmente, carregaremos esta pergunta até o fim dos nossos dias no planeta terra. A minha companheira e esposa amada, Lenir, aos meus filhos Fabrício e Diego, aos meus pais, aos meus netos, minhas noras, irmãos, a todos que comigo se entrelaçam na Teia da Vida, como meus colegas de turma e meus professores, meus agradecimentos por ter podido viver este momento.

2 comentários:

Deborah Perrone disse...

Amigo Drummond
A nossa vida é feita de ritos de passagens. Acaba-se um objetivo e temos logo outro à frente. Na fala do discurso do nosso paraninfo, Prof. Benedicthus ( achei ótima a grafia - remete aos antigos filósofos) ele disse também que a Filosofia busca objetivos. Deduzo então que a Filosofia se trata de todos os elementos que preenchem a vida pois tods eles buscam um objetivo. O nosso, como professores de Filosofia e filósofos que somos - pois não se pode conceber um professor de Filosofia que não seja um pensador - é cuidar para que eles sejam entendidos.
Abraços fraternos e felicidades nessa sua nova jornada.

Murilo Drummond disse...

Fredão,

Acho importante este salto de qualidade que você deu. Geralmente, quando mais velhos, achamos que já sabemos de tudo e pouco nos lixamos para novas aprendizagens, novos conhecimenos. Mas, você pensou diferente, mostrando que este diamante tem qualidade e que tende a brilhar cada vez mais quando se procura respostas e perguntas, num questionar incansável por toda a vida. Estes são os verdadeiros sábios e eu tenho orgulho de tê-lo como irmão. Parabéns a você e parabéns também a Lenir que, como paredes, se seguraram por este tempo todo. Abração (Agora fiquei com inveja e vou fazer um curso de matemática)