quinta-feira, 28 de maio de 2009

Correspondência com uma colega de turma, sobre a metafísica do Heidegger

Em tempo: você tem lido algo de metafísica do Heidegger?
Eu tenho um duplo sentimento em relação ao dito: em um momento fico fascinado e outro tenho a sensação de que trata-se de um grande engodo. Sei que existe algo forte em sua metafísica. Mas noções como nadificar me deixam com o cabelo arrepiado. Encontrei uma tese de doutorado que faz uma leitura do Zen (e os conceitos de Vazio) com o conceito de Nada. A tese é muito interessante. Mas eu fico com um pé atrás. Acho que os heideggerianos falam do conceito do Ser-ai (Deisen) como se fosse uma coisa óbvia. Mas não é. Heidegger é obscuro. Existem contradições em suas reflexões, que oscilam entre um texto de licença poética e um conceito metafísico. Mas a distinção nunca é clara. Assim eu prefiro considerá-lo com obscuro filósofo, que falou coisas importantes. Mas sem o endeusamento que os professores do Claretiano fazem. Mande notícias.

Um grande abraço

Fred

Nenhum comentário: