sábado, 11 de dezembro de 2010

Obsolescência Planejada na curva de vida dos trabalhadores

De Renato Araujo
Obsolescência é a condição que ocorre a um produto que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento. Ou seja, são produtos deliberadamente projetados para deixar de funcionar em um curto espaço de tempo. São as porcarias industrializadas que consumimos em nosso dia-a-dia crentes que estamos adquirindo produtos de uma boa qualidade. Entretanto, a qualidade deles são boas para quem os produz, pois, esses produtos são fabricados visando a minimização dos custos e a maximização dos lucros. Por isso os produtos precisam ser baratos e frágeis, tendo sua obsolescência planejada para serem trocados seguidamente. Sendo caros, as pessoas não aceitariam sua má qualidade.

Com o avanço da tecnologia os produtos eletrônicos, como o celular, evoluíram em desing e funcionalidades. Agora esses pequenos aparelhos, dos quais somos atualmente dependentes, estão sendo projetados para deixar de funcionar em poucos anos, ou até menos. Cheguei a conclusão que os celulares não estragam mais, eles são produzidos pelo sistema da obsolescência planejada, sendo assim, são projetados para “estragar” em um determinado prazo. Imagina toda essas campanhas publicitárias para vender novos aparelhos de celular se os aparelhos durassem anos como era antigamente. Tem pessoas que trocam de celular de acordo com a moda. É somente a empresa lançar um novo modelo que este consumidor já se desfaz do seu aparelho “antigo” e adquire um novo.

Numa economia capitalista o tabalho é reificado - transformado em mercadoria. E como qualquer mercadoria está sujeito à "lei da obsolescência planejada". Os vendedores de trabalho, quando jovens, atendem melhor a lógica a acumulação capitalista. A suposta racionalidade da economia mercantil cuida de excluir provedores de trabalho, que pela idade, estão mais sujeitos a "gastos de manutenção". O saber deste provedores já foi incorporado pelas novas tecnologias, não sendo mais necessários ao sistema.

Nenhum comentário: