segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nos Porões dos dossiês! História escabrosa da espionagem tupiniquim.

A prática da espionagem é a herança escabrosa da anti-democracia. Volta e meia o saudosistas desta prática ganham espaço na mídia, pelo sucesso ou insucesso de alguma ação. O presidente Lula chamou de aloprados a um grupo ligado ao próprio PT, que meses antes de sua última eleição, tentava negociar informações "secretas" sobre o adversário político.
O assunto voltou ao noticiário. Denunciado por Serra virou um verdadeiro tiro no pé. A revista Veja noticiou como ação orquestrada dentro do PT. Um grupo de pessoas estaria se organizando para serviços de espionagem e contra-espionagem (vide detalhes, neste Blog, abaixo), com o objetivo, segundo o Serra, de chantageá-lo com informações verídicas ou não, durante o processo eleitoral. À medida que o assunto vem a tona mais detalhes e mais tiros no pé do próprio Serra. Vale lembrar: Serra também já teve seus momentos de fomentador de dossiês, segundo reclamou no passado, Roseane Sarney, no famoso caso Lumus. Agora outra novidade, conforme noticia Luis Nassif:

Da Folha
Jornalista envolvido com crise do dossiê diz que aceita acareação com ex-delegado
RUBENS VALENTE - DE BRASÍLIA

O jornalista Amaury Ribeiro Júnior disse que aceita ser acareado com o delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo das Graças Sousa.

Em entrevista à revista "Veja", o delegado disse que recebeu pedido da campanha eleitoral de Dilma, durante uma reunião ocorrida em Brasília, em abril, para que investigasse "coisas pessoais" do pré-candidato tucano à Presidência, José Serra (PSDB). Amaury, que participou do encontro, negou que o pedido tenha ocorrido. Segundo o jornalista, na reunião o delegado relatou que pessoas ligadas ao deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) estão levantando dossiês contra pessoas do PMDB, que vai indicar o vice na chapa de Dilma. No sábado, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que pedirá uma investigação sobre a possível produção de dossiês pela campanha de Dilma Rousseff (PT).

A seguir, link para a entrevista:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/746394-jornalista-envolvido-com-crise-do-dossie-diz-que-aceita-acareacao-com-ex-delegado.shtml

Nenhum comentário: