Dois episódios foram particularmente simbólicos como fatos que assinalam o fracasso do capitalismo neoliberal: a) a condordata da GM - um dos maiores simbolos do capitalismo norte-americano e o controle do seu capital social pelo governo dos Estados Unidos e b)A volta de Cuba à OEA, após 47 anos de sua expulsão desta organização.
O comunicado foi divulgado pelo UOL Notícias com a seguinte abertura:
"Os chanceleres do grupo de trabalho instituído para debater a questão cubana apresentaram a proposta de readmitir Cuba na OEA à chanceler hondurenha, Patrícia Rodas, que preside a 39ª Assembléia Geral da organização. Em seguida, a proposta foi ratificada por aclamação pelos países presentes. O ministro das Relações Exteriores do Equador, Fander Falconí, comemorou a decisão adotada hoje. "Já foi aprovada neste momento por todos os chanceleres, por consenso. Essa é uma notícia muito boa, reflete a mudança de época que se está vivendo na América Latina", disse Falconí.O ministro equatoriano disse que se chegou "a um consenso sobre um texto que não impõe condições" para a reincorporarão de Havana.
"Muitos de nós não tinham nascido naquele momento [em que a expulsão foi decidida] e o que esta geração está fazendo é basicamente emendar a história, e aqui temos um desafio de construir uma história diferente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário