quarta-feira, 29 de julho de 2015

O problema Moro é o Capitalismo - Os Oligopólios.

Acho que a grande confusão é que o que deveria ser investigado é a natureza espúria do próprio capitalismo, como denunciou até mesmo o papa Francisco. No sistema financeiro lucro e sobre-preço é a mesma coisa. O mesmo acontece em todo sistema cartelizado, como é o caso das empreiteiras. Para quem nunca estudou economia ou já se esqueceu vai aqui uma pequena definição do que é OLIGOPÓLIO: " Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço." ( Site:suapesquisa.com). Pagar propina para azeitar os oligopólios é pratica corrente e empresários de grandes empresas sabem disto (e praticam isto). É IMORAL? Claro que é. O CAPITALISMO É IMORAL. O ORIGEM DO LUCRO É A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO. SIMPLES ASSIM.

domingo, 5 de julho de 2015

Vazio político ou reorganização dos poderes da República?

No Brasil durante muito tempo vivemos a hipertropia do poder Executivo. Hoje nenhum dos poderes possui hegemonia. Por isto estranhamos quando cada poder exerce suas prerrogativas como deve ser, segundo a Constituição. Mas se podemos aplaudir e aprender como exercer o poder, e assim governar, sem hegemonia de uma dos poderes, não podemos endossar atos que configurem claramente abuso de poder. Aparentemente tanto o Legislativo como o Judiciário estão fazendo este aprendizado. E teremos que aprender que um executivo superlativo não tem nada a ver com a distribuição dos poderes.    

quinta-feira, 2 de julho de 2015

A divulgação dos adesivos com a presidente Dilma sendo violentada com uma bomba de gasolina é crime. Vou denunciar ao Ministério Público.
Isto não é apenas afrontoso. É crime. Vou denunciar publicamente todos que eu constatar usando este adesivo, inclusive com foto do veículo. Estão passando de qualquer limite de civilidade.